top of page
Buscar

11 horas de descanso entre um dia e outro de trabalho: como funciona?

O intervalo de 11 horas consecutivas de descanso entre uma jornada e outra de trabalho é conhecido como intervalo interjornada e é o período de descanso que tem como objetivo recuperar as energias do empregado e proporcionar-lhe um tempo para si e para a sua inserção no contexto familiar e comunitário.


Assim, entre um dia e outro de trabalho (entre o final de uma jornada e o começo da seguinte), é necessário que o empregado tenha, no mínimo, 11 horas de descanso consecutivas.


Por outro lado, quando houver um dia destinado ao descanso semanal entre uma jornada e outra de trabalho, o empregado deverá ter, no mínimo, 35 horas de descanso consecutivos, aqui compreendidas as 11 horas de descanso entre uma jornada e outra e as 24 horas do dia destinado ao descanso semanal.


ree

Para exemplificarmos a primeira a situação, imaginemos um empregado que trabalhe na quinta-feira de uma semana até as 20:00 e comece a trabalhar na sexta-feira seguinte para o mesmo empregador as 06:00. Note que entre uma jornada e outra (um dia e outro) de trabalho, o empregado somente terá descansado 10 horas consecutivas, o que representa uma inobservância, pelo empregador, do intervalo interjornada mínimo.


Agora, para exemplificarmos a segunda situação, imaginemos um empregado que trabalhe no sábado até as 22:00, descanse no domingo e retorne para trabalhar na segunda-feira as 08:00. Dessa forma, entre o encerramento do trabalho no sábado e o início do trabalho na segunda-feira, o empregado somente terá descansado por 34 horas consecutivas, o que também representa uma inobservância, pelo empregador, do intervalo interjornada.


Mas qual a consequência de não ter sido concedido o intervalo interjornada mínimo ao empregado?


Neste caso, prevalece o entendimento de que as horas do intervalo interjornada não concedidas ao empregado devem ser pagas pelo empregador como horas extras, acrescidas do respectivo adicional (OJ 355 da SDI-1 do TST, com aplicação analógica do previsto na § 4º do art. 71 da CLT e na Súmula 110 do TST).


Portanto, no primeiro exemplo acima, o empregado tem direito a receber uma hora extra, acrescida do respectivo adicional, pela inobservância do intervalo mínimo de 11 horas consecutivas. No segundo exemplo acima, o empregado também tem direito a receber uma hora extra, acrescida do respectivo adicional, pela inobservância do intervalo mínimo de 35 horas consecutivas.

 
 
 

Comentários


CONTATE-NOS

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
ENDEREÇO
Av. Brasil, n 4326, 1º andar, sala 4, Ed. Ortoline
Zona I, Umuarama - PR, 87501-000
TELEFONE
(44) 3056 5849
(44) 9 9955 3823
E-MAIL
tiago@mirandahonorio.com.br
Dúvidas? Nos envie um e-mail ou preencha o formulário abaixo:

Quer fazer parte da nossa equipe? Envie seu currículo para o e-mail tiago@mirandahonorio.com.br

Obrigado por enviar!

​​​​© 2025 MH Advogados     |     Design Mangu with Wix.com     |     Nº de filiação OAB/PR 80.519

bottom of page